segunda-feira, outubro 31, 2005

As entranhas de uma baleia burocrática


Como poderei eu explicar isto?
Caminhando em direcção às aparentes águas passivas, digamos que fui engolida pela baleia das ideias pré-concebidas. Deixei-me levar por marés de assuntos inacabados, por congestões de mau funcionamento e organização.
Estava perdida como tantos outros pequenos peixes asfixiados com insuportáveis problemas por resolver.

No meio do confuso Oceano Burocrático, eramos balançados como uma bola de ping-pong de um lado para o outro, sem destino próprio. Falta de competência e aptidão era o que marcava fundamentalmente esta complexidade de ondas furtivas de serviços administrativos. Tartarugas preguiçosas, ao qual se intitulavam descaradamente como funcionários activos, deixavam-nos desesperados à espera como tubarões famintos prontos para o primeiro sinal de ataque. Filas e filas de alforrecas venenosas, punham-se a desparatar por qualquer tipo de conversa que dê-se início a uma discussão, para mais tarde virem a descobrir que tinham uma infinitude de tempo para o fazer de uma forma bem mais calma.

Farta deste sistema de departamentos e serviços públicos carregados de mau atendimento e humor, decidi tomar uma atitude drástica.
Apesar daquela ser a realidade de muitos casos de descontraídas baleias gordas e gigantescas que fazem o seu percurso diário extremamente lento, aprendi que esta ilusão era de todo exagerada. Senti que tudo pode ser revolucionável e que com um pouco de luta, motivação e empenho atingimos os nossos fins.
Foi, então, que uma extraordinária ideia me surgiu.
Mergulhando no meio de tantas fezes de carimbos rejeitados, de processos adiados e de outros tantos com falta de documentação, decidi respirar ar puro e vir à superfície.

Para continuar na onda do bom senso e sensatez, aliviei a burocracia e dirigi-me à Loja do Chinês. Fiquei estupefacta, impressionada! Mas que loja! Que eficácia e acessibilidade! Estava, de facto, deslumbrada com a variedade de serviços prestáveis e a facilidade de os adquirir. Tinha de tudo... podiamos ter de tudo...
Através de um meio personalizado, consegui compreender todas as secções e o seu funcionamento. Era prática e fornecia todo o tipo de informações com uma enorme celeridade.
Dando uma volta por todos os corredores e vendo todo os produtos de consumo, encontrei finalmente o que queria, com as devidas indicações, e fiquei bastante satisfeita.
Direccionei-me para esta com uma fúria de prazer.
Peguei-lhe e sentia os meus dedos suarem de alegria e excitação.
Determinada a continuar com esta emoção durante mais uns momentos, sentei-me e pus-me a observar e a apreciar o contentamento na cara dos demais que não levavam mais de, sensivelmente, quinze minutinhos até esboçar um orgulhoso e agradecido sorriso.

Dado o meu dia por terminado, fiz uma vénia a tão explendido espaço e retirei-me em pulgas com o pequeno e quase insignificante objecto, de supostos meses, nas mãos, dizendo para comigo em silêncio uma única palavra: Obrigada!!

8 Comments:

Blogger Desconhecida said...

Acho este texto a condizer com o nome do teu blog "Real imaginário".
Acho também um texto fantástico, pela imaginação que ele suporta. Acho que não consegui entender a real essência...mas gostei imenso!

Beijo

10/31/2005 8:29 da tarde  
Blogger Caracolinha said...

O que eu adoro ler tudo aquilo que escreves ... a tua descrição da morosidade e imoperacionalidade do serviço público deste país traduz fielmente aquilo que eu penso ... a tua sensibilidade transparece em tudo aquilo que escreves ... e o final do post ... simplesmente delicioso !!!!

beijoquinha minha linda ;)

11/02/2005 3:46 da tarde  
Blogger JNM said...

Sou complicado?

11/03/2005 12:29 da manhã  
Blogger Vespinha said...

E estes país está pejado de alforrecas pegajosas!!!

Adorei o texto!!!

Beijinho da Vespinha

11/05/2005 12:40 da manhã  
Blogger ManiacaDosPorques said...

Druantia...

Não somos todos um bocado, à nossa maneira?

Beijinhos

11/06/2005 12:55 da tarde  
Blogger ManiacaDosPorques said...

Querida Desconhecida,

Sei que a mensagem não está de todo explícita e clara, até porque se assim fosse destruía todo o contexto e, com isso, o objectivo do que queria transmitir com este texto irónico comicó-treatral também ficaria perdido!

Mas sim, decidi fantasiar com um tema bastante importante para a sociedade e brincando com isso tentei arranjar um breve solução para alguns dos nossos problemas!

O porquê de brincar com um assunto tão relevante é, exactamente, pelo ridículo e absurdo que este, em muitas situações, comporta e simplificando, dando exemplos muito comuns mas personificados do que realmente acontece, tentei contornar o problema de uma forma leve e confortável.

Comecei por criticar, independentemente de ser construtiva ou não, dando enfâse aos sistemas administrativos insuportáveis, terminando com o exemplo prático da Loja do Chinês, que neste caso era exactamente uma metáfora da Loja do Cidadão, que afinal de contas nos dava uma ideia menos cansativa, menos enfadonha, de como os assuntos burocráticos podem ser tratados.

Penso que a Burocracia pode ser descodificada e suavizada, se lhe mostrarmos capacidades e vontade de aliviar a complexidade na organização natural das coisas. Realmente é paradoxal, mas orientando e arrajando soluções, o impossível torna-se fácil, agradável e, de uma forma preversa, até mesmo viciante.

Beijinhos bem reais de alguém que pensa na sociedade como uma imagem aparentemente problemática, mas, no entanto, nem assim tanto para dizermos que não tem solução! ;)

11/06/2005 1:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bem, chega esta altura e nunca sei o que hei-de dizer.. talvez porque não me consigo expressar tão bem como tu... mas vou desta vez deixar a minha marca apenas para dizer que adoro os teus textos e a forma como te exprimes, e como consegues prender-me a este blog... :) continua doida!

11/07/2005 10:23 da manhã  
Blogger ManiacaDosPorques said...

Malucaaaa!!! Estava a ver que nunca mais aparecias por cá! Mas como prometeste aqui estás tu!

Não fiques inibida ou intimidada, eu sou uma pessoa simples como tu e ambas nos compreendemos muito bem.
Na blogoesfera somos todos humildes e tentamos ao máximo ouvir a essência do outro, por isso podes te manifestar e expressar sempre que quiseres que ficarei muito contente em retribuir!

Beijinhos catitos!;)

11/07/2005 2:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home