domingo, outubro 09, 2005

O coração é o nosso sol

De acordo com a disciplina do yoga, ao coração corresponde um chakra, isto é, um centro vivo de energia. Cada chakra do corpo humano está associado a uma cor e a do coração é a mais bonita de todas, vai do cor-de-rosa a um verde luminoso que, nas orlas, passa a dourado. Um chakra do coração aberto ilumina os olhos e o rosto, torna o corpo estável e harmonioso; se, pelo contrário, está fechado ou contraído, o olhar ensombra-se e apaga-se: a sombra obscurece o corpo, como a aproximação de um temporal obscurece o Sol.

O coração é o nosso sol, o nosso pequeno sol pessoal. Graças ao coração, damos luz e calor a quem nos rodeia. Graças ao coração, a nossa vida está cheia de alegria e de partilha. A abertura do coração é o único antídoto real contra a barbarização da nossa época. É esse o grande caminho a percorrer para que o futuro não seja um tempo de desolação, mas de construção e de esperança.

Aqui há uns dias, um amigo, bastante mais velho do que eu, disse-me que se viu ao espelho durante uma discussão com a mulher. "De repente", disse-me ele, "vi como era feio e ridículo. Não fui capaz de continuar. O motivo da discussão era tão estúpido que até tenho vergonha de me lembrar."

"O espelho é um grande mestre", acrescentou, "devíamos andar sempre com um e, logo que o mau humor começasse a despontar, devíamos olhar para o espelho e ficarmos apavorados com a nossa fealdade."
Sim, e que tamanha verdade nestas palavras. Andamos tantas vezes com caras de monstros que julgamos surreais, quando constantemente as dirigimos para alguém que até nos trata como se nós fossemos uma peça única e indispensável no seu mundo. A nossa fealdade não provém dos traços fisionómicos, mas do incumprimento da lei do coração e da união que nos agrupa e nos faz acender a chama de sentimentos que não queremos nunca que se apague. Ao ver o que está em nós no mais assustador possível, estaremos aptos a abrir-nos com os outros, a estabelecermos laços que se constroem em cada passo de tecido enrugado que se desfazem para nos transportar em caminhos de seda, de veludo, de recantos de nuvens sossegadas.

E é nesses momentos voltados para o seu EU que surgem descobertas maravilhosas: a capacidade de melhor convivência com o próximo, mais tolerância, maior paz e amor com tudo e todos. Estime, mais que tudo, o seu corpo e a sua mente como se fossem um só, e não como partes distintas que devem ser tratadas de modo desigual. Aprenda consigo e mais tarde aprenderá melhor com os outros.

4 Comments:

Blogger Desconhecida said...

Não tem nada a ver, mas recebeste um mail meu? Responde p/o meu mail, se quiseres. É que estou baralhada se enviei para o sitio certo.

10/09/2005 10:00 da tarde  
Blogger Vespinha said...

Costumo dizer que o meu pai é o SOL...

Bj da Vespinha

10/10/2005 2:05 da tarde  
Blogger ManiacaDosPorques said...

Desconhecida, infelizmente não recebi nenhum email teu.
É melhor verificares para onde foi e tentar enviar novamente para mim.
Ficarei à espera...
Beijinhos

10/10/2005 7:26 da tarde  
Blogger Caracolinha said...

Olá minha querida, cá estou eu de volta depois de uns dias de férias... de volta à acção e de volta ao teu maravilhoso espaço, que vai, seguramente, passar a fazer parte das minhas habituais visitas.

Adoro os teus comentários lá na casquinha, é sempre bom encontrar pessoas como tu, que pensam com densidade e que acrescentam sempre algo àquilo que julgamos saber.

Adorei o post, li com atenção e voltei a ficar rendida ... como concordo com o que dizes, se mais de nós tivessemos o cuidado de fazer mais introspecções descobririamos, seguramente, muito mais coisas bonitas em nós e teriamos, consequentemente, a capacidade de as ver também nos outros ... de resto a correcta gestão das nossas energias é fundamental para que não passemos demasiado tempo detidos em coisas que depois nos vão fazer arrepender de lhes termos dado tanta importância.

Foi um prazer voltar a cá vir, fiquei radiante por me teres linkado, e vou, já, já, a correr fazer o mesmo com o teu blog, lá na casquinha.

Até muito breve.

Fica uma beijoca encaracolada ~:o)

10/11/2005 12:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home