quinta-feira, setembro 01, 2005

O todo coração

Acredita-se que também aqui a formação de reacção é responsável pela preocupação excessivamente amável e sentimental da pessoa. É uma compensação subconsciente pelas suas tendências sádicas (cruéis). Todos nós temos inclinações cruéis, algumas vezes, mas esta pessoa fica especialmente amedrontada diante disso.

Um dado importante sobre a compensação é que, uma vez iniciada, quase sempre resulta em supercompensação. Por alguma razão, a programação desta pessoa a tornou incapaz de entrar em contacto com ela mesma e de admitir as suas inclinações hostis; com efeito ela gasta a maior parte da sua energia a negar a verdade que não pode admitir. É provável que seja excessivamente carinhosa com os animais, sentimental e indulgente com as crianças, demonstrando afecto e amabilidade em excesso.

Segue o seu coração em todas as situações, a ponto de os outros se perguntarem se a sua cabeça funciona em algum momento das suas decisões. O coração decide tudo. Manifesta todos os tipos de emoção suave; raramente ou nunca expressa emoções desagradáveis porque é, exactamente, destas que teme e por isso as reprime. As mulheres são mais inclinadas a este tipo de "formação de reacção" porque a nossa sociedade programa-as para acreditarem que emoções hostis e cruéis são particularmente terríveis numa mulher. Por isso, evita toma-las e culpa-se constantemente quando as toma.

Por vezes, é díficil lidar com estas pessoas porque, na sua grande maioria, são pessoas irrealista que sofrem ao mínimo contacto com situações sérias ou desconfortáveis nas quais é necessário estabelecer um raciocínio coerente e reflexivo; e vivem sistemáticamente na ilusão do seu mundo cor-de-rosa do qual não querem sair.