quarta-feira, setembro 14, 2005

Cultura oriental


Graças à minha paixão pela cultura oriental, consegui ver em acção alguns mestres de artes marciais. Eram homens de idade avançada; quando estavam parados, até podiam parecer uns velhotes que mal se tinham nas pernas, mas, quando se mexiam, tudo mudava: havia um vigor e uma elasticidade nos seus corpos que nunca vi em nenhum jovem. É fácil e cómodo pensar que essas "prestações" são fruto de uma qualquer poção mágica ou de algum truque de feira de aldeia.

A realidade é muito mais simples: por detrás daquela velocidade, por detrás daquele equilíbrio, há um longo trabalho interior, porque o que nos faz permanecer jovens durante muito tempo é a força de espírito, e não a força de músculos. Se aos oitenta anos sou capaz de dobrar a coluna, isso significa que também sou capaz de flectir os meus pensamentos, significa que ainda sei admirar-me e deslumbrar-me, significa que, ao longo dos anos, em vez de julgar, soube escutar, recusando as adulações do poder, soube manter o coração puro.
Significa que tive confiança no que há de sagrado no meu corpo e no que há de sagrado no meu espírito e que os cultivei com respeito e atenção, os fiz crescer a ambos como uma única planta.
Dentro de todos nós há força, dignidade, energia, dentro de todos nós há uma pantera muito pequena mas muito bonita, que só está à espera de poder mostrar-se.

Se assim é, por que havemos de continuar a deixar-nos viver e não deixar de uma vez a pantera soltar-se?

3 Comments:

Blogger da. said...

...vivemos demasiado absortos em nós...para solta o que quer que seja em nós...a propriedade de nós mesmos é o preço da liberdade..até de movimentos...

9/15/2005 11:08 da manhã  
Blogger JNM said...

O que faz uma fotografia de O'Sensei no teu blog?

És uma praticante de Aikido?

9/15/2005 8:18 da tarde  
Blogger ManiacaDosPorques said...

Eu sei que é estranho...mas ontem tava a falar com um amigo meu sobre a cultura oriental e ele mesmo bastante interessado no assunto acabou por me mandar essa fotografia que pelos vistos é o representante da arte marcial que ele próprio pratica!

Engraçado mas a minha interminável curiosidade por temas novos e o meu fascínio por outros tantos que conheço...faz-me todos os dias descobrir mais qualquer sobre aqueles com quem partilho a minha vida!
PS: Mas já pratiquei Karaté durante 8 anos!;)

Beijinhos

9/15/2005 9:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home