quinta-feira, janeiro 29, 2009

Deviamos reformular a ideia de publicidade

A publicidade é neste momento o melhor meio de comunicação, do geral para o geral. É aquele meio de comunicação que mais influencia a mente das pessoas. Pensamos em mudança de mentalidades para uma sociedade melhor, para um mundo melhor, porque não começar por aqui. A publicidade tem a estrategia tem as técnicas, apenas não está a ser utilizada da forma correcta.

Fala-se tanto em preservar o ambiente, poupar energia, preservar o património. E se as pessoas, de uma vez por todas tomassem a consciência de que a publicidade é uma coisa totalmente inútil. Que com o mesmo investimnto de dinheiro se poderia dar um grande beneício ao nosso planeta e aos seres que nele habitam.

Atingia-se o mesmo resultado, ou quem sabe talvés melhor, deixando de gastar rios de energia e resmas de notas em placardes publicitários e reclames luminosos. Em vez de se exibirem através de imagens estáticas, as mesmas empresas criavam uma imágem viva daquilo que são. Utilizavam os seus produtos para melhorar o aspecto das nossas cidades, para preservar o nosso património, para melhorar a qualidade de vida dos seres vivos.

Uma marca de tintas, por exemplo, podia investir em pintar casas, tantas que existem por aí a precisarem de ser pintadass. Deixava uma marca discreta da empresa que realizou o trabalho e na televisão em vez de mostrarem um sckech sem nenhum conteúdo verídico, mostravam que tinham iniciativa e que se esforçavam para o bem estar de todos e que o seu produto era bom e que realmente trazia benefícios para a vida das pessoas.

É que com o mesmo orçamento que se gasta em publicidade absolutamente inútil podia-se fazer tanta coisa útil.