segunda-feira, janeiro 16, 2006

A importância de se escrever um diário

Na minha opinião, o diário é uma espécie de bilhete de identidade. Porque é que o “bilhete de identidade” é importante de se escrever? Porque, para se contar qualquer coisa, tem de haver um olhar e o olhar pertence a uma pessoa. Para sabermos para onde vamos, no decurso da narração, temos de saber de onde vimos, temos de conhecer as nossas raízes, humanas e sociais, temos de partir dessas raízes para construirmos o mundo da narrativa.
É fácil ficar-se fascinado por mundos exóticos, por universos diferentes, longínquos, por situações misteriosas e complexas, mas esse fascínio acaba quase sempre por se transformar numa ratoeira.

O que se deve contar, na maior parte das vezes, está muito perto de nós e, para ser contado, exige uma grande simplicidade. A recordação de um passeio à montanha, a história de um parente, o tormento de uma noite de insónias podem ser fontes de narração muito mais ricas do que qualquer aventura mirabolante.
Os voos pindéricos, as sequências quase intermináveis de adjectivos não se adequam à precisão e à eficácia da narração. E a precisão e a eficácia são como duas irmãs gémeas, andam sempre de braço dado. Onde está uma, está a outra.
Um exemplo prático: imaginemos que temos que descrever um passeio que demos numa praia, num dia de Inverno em que nos sentíamos indecisos, melancólicos. Se cedermos à tentação desses diabinhos que são os adjectivos, o resultado pode muito bem ser este: “O mar mugia, as enormes vagas rugiam tenebrosas, eu ia andando e, sobre mim, uma gaivota de asas cândidas e inocentes sulcava o ar, e o meu coração palpitava com misteriosas vibrações.”

Se atendermos, porém, à simplicidade e à precisão poder-se-á chegar a esta descrição: “O mar e o céu estavam escuros. O meu humor, suspenso. Debaixo dos meus pés rangiam as conchas, soprava nas mãos e as mãos continuavam geladas.” No segundo caso, o impacto é mais forte, quase se pode respirar a tristeza e a sensação de fragilidade, e o frio que vai penetrando em nós.
O primeiro exemplo era visto do exterior, ou seja, como se imagina que deve ser representado um dia triste à beira-mar (as ondas, a gaivota, o coração tocado por qualquer coisa que se desconhece). O segundo, pelo contrário, era contado do interior. O que sente uma pessoa que caminha ao longo de uma praia, num dia de Inverno? Frio provavelmente (as mãos), solidão (o rumor das conchas debaixo dos pés), melancolia (a escuridão do mar).

Porquê falar deste tema? Porque me perguntaram: “Porque escreves tu um diário? Dá-te algum prazer?” A meu ver, sentimo-nos acompanhados se, no meio de tanta coisa perdida, repararmos que possuímos algum que fala de nós de uma forma tão leal e autêntica, tal como se nos víssemos ao espelho. Há, portanto, o reviver constante de momentos de prazer e outros tantos de desgosto. E ainda mais interessante é verificar que, ao longo de muita escrita privada com muitas quedas entre novas palavras descobertas e outras tantas por descobrir, aprendemos a seguir os nossos próprios caminhos e a escolher outros tantos quando a dúvida surge.
A minha lição: Eu aprendi que para uma escrita ser agradável, bonita, erudita, interessante, não é necessário ser-se complexo e utilizar-se palavras caras e de difícil interpretação. Podemos excluir os adornos, as descrições, as pausas, e a partir da prática da simplicidade penetrar-se, por meio da síntese, na essência da narração.
O meu desejo: a todos, uma boa escrita!

17 Comments:

Blogger JNM said...

Um diário é um confessionário. Também pratico essa modalidade.

Fazes bem em ter esse hábito.

Beijo

1/16/2006 8:05 da tarde  
Blogger Raquel Sabino Pereira said...

Depois dá um mergulho no Atlântico Azul!

1/16/2006 9:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muitissimo interessante!Amei!!!
Bjs

7/07/2007 8:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi
meu nome é bruno
tambem escrevo um diario sobre minha funcao na vida...
achei super legal as suas definiçoes para a importancia de se escrever... principalmente um diario... abçssss
td de bom...
sexyboy@bol.com.br

8/14/2009 1:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Amei ter lido sobre a importância de se escrever um diário.Tb tenho esse hábito, ele é como um amigo secreto, um lugar onde registro fatos históricos de minha vida e família, sonhos e decepções,às vezes eu fico em falta com ele, mas depoisprocuro colocar os fatos em dia. Prefiro escrever a mão do que um blog, mas agradeço por existirem pessoas generosa como vc que compartilham coisas boas.Bjus.Obrigado!!

10/10/2009 11:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá!
desde pequena que tinha o hábito de registar num diário os meus sonhos, as minhas incertezas, os meus desgostos, as coisas boas que me aconteciam. mas sempre que terminava um diário, e relia o que tinha escrito acabava por queima-lo. o que estava escrito não podia ser lido por ninguém, havia coisas muito más que me tinham acontecido, e que não podia confiar a ninguem, a não ser ao meu diário. fiz isso durante muito tempo, até que parei de escrever.
há já 9, ou 10 anos que não escrevo, mas sempre senti a falta do meu querido diário. estou a pensar em voltar a escrever, vai-me fazer bem reencontrar esse velho amigo...
beijos

11/05/2009 12:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como escritor de diário, concordo com o que você diz no texto. O diário é o lugar de ser sincero consigo mesmo, de desabafar e de tentar organizar as ideias. A adjetivação excessiva, o querer construir uma obra de arte pode atrapalhar esses objetivos.

11/12/2009 12:00 da manhã  
Blogger Hugo monteiro said...

Acabei de fazer 18 anos,acho que e uma idade que a vida realmente começa.
Quero começar a escrever um diario,escrever dia a pois dias como um hobbie mesmo.
Bom ainda não fiz um grande feito na vida e minha vida não e la essas coisa para dar uma boa leitura a alguem.
Mas acho que escrever e um forma de fixa as ideias e sentimentos para fora.

vou tentar fazer isso da melhor forma possivel.gostei do seu texto obrigado pelas dicas

11/18/2009 10:28 da tarde  
Blogger Rute Catarina Peixoto said...

boa noite eu tbm tinha um diario mas knd me juntei km meu marido nao pude continuar a escrever pois meu marido le tudo o k escrevomas adoro escrever me faz bem pois com ele escrevo tudo o k nao posso contar a ninguem.....


beijos adorei seu texto

1/09/2010 1:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá devida minha profissão encontro-me longe da minha terra Natal e de tudo com o que me identifico, de todos os meus amigos dos meus pais. Sempre senti uma grande necessidade de desabafar com alguém acerca dos meus problemas pessoais e de trabalho mas como estou num local novo e devido também a algumas decepções que já tive por parte de supostas pessoas de confiança, pensei em escrever um diário no meu computador, não sabia muito bem como o fazer nem como começar mas agora com o que acabei de ler e com os comentários vi que não vai ser muito difícil!!! Obrigado.
Tudo de bom!

1/30/2010 10:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amei o seu texto, muito interessante mesmo, vou começar um diário! :D

5/27/2010 2:17 da tarde  
Blogger Unknown said...

Escrever um diário é falar e desabafar tudo o que você mas quer,amo D+ meu diário!!♥

7/29/2010 12:20 da manhã  
Blogger Unknown said...

Falar de um diário é a melhor coisa quer dizer umas das melhores coisas por que:desabafamos contamos tudo o que nós aconteceu e de muitas decepções tristezas alegrias amor e etc... beijos tchau!!

7/29/2010 12:23 da manhã  
Blogger Unknown said...

Falar de um diário é a melhor coisa quer dizer umas das melhores coisas por que:desabafamos contamos tudo o que nós aconteceu e de muitas decepções tristezas alegrias amor e etc... beijos tchau!!

7/29/2010 12:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

acho que e muito bom escrever um livro se as pessoas gostam de fazer as coisa deve lutar pelo que quere baijossss a todos

12/29/2010 5:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Howdy! Someone in my Facebook group shared this website with us so I came
to look it over. I'm definitely enjoying the information. I'm book-marking and will be tweeting this to
my followers! Great blog and amazing design and style.

my web page :: http://scopevideo.com/user/read_blog/64380/why-people-still-buy-porn-site-memberships

5/24/2013 6:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Escrevo em diário já faz 5 anos. Nesse pequeno tempo, pude perceber através dos meus escritos que meus pensamentos mudam muito em pouco tempo.
Se não registrasse meus sentimentos no diário, não teria mais acesso aos meus pensamentos e imaginações que tinha antes.

7/13/2017 3:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home