quinta-feira, janeiro 12, 2006

A consciência

"A consciência é muito bem educada. Deixa logo de falar com aqueles que não querem escutar o que ela tem a dizer."

(Samuel Butler)


Quantos são aqueles que fazem uso dela? Porque se não a utilizamos somos até capazes de nos agarrar às fraudes com unhas e dentes. Tudo se torna fácil a partir daí. Mesmo que estejamos, por vezes, a lavar as mãos, podemos estar a sujar a consciência. E quantos dão valor ao facto de se sentir mal com os seus actos e serem verdadeiramente humildes para o reconhecer?
Esta demonstra moralidade e respeito pelo o outro, mas quantas vezes é que consultam a sua mente para verificar o que foi feito?
É necessário recorrer à introspecção para nos avaliar também a nós próprios, para ver onde errámos, aprender com isso, para a próxima poder ser corrigido.
É de uma enorme comodidade criticar os outros, afinal não nos custa nada... Mas e a nós? Esse processo faz-se com a mesma intensidade e ponderação?
"A verdade nunca é justa, pode magoar, mas não deixa ferida."

Como diria Michael Allred... Neste momento, "perdi a comodidade da ignorância."

2 Comments:

Blogger Desconhecida said...

Faço sempre uso da consciência, mas é interessante verificar, que com o tempo a minha consciência está muito mais tolerante!

Um beijo

1/12/2006 7:38 da tarde  
Blogger JNM said...

nem todos conseguem saber o que é a "sua" consciência. E por isso não t~em capacidade de fazer qualquer tipo de introspecção. São aqueles que nunca têm culpa... de nada.

Beijo

1/16/2006 8:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home