A Duração da Vida em Perspectiva

Assim como o nosso nascimento nos trouxe o nascimento de todas as coisas, assim a nossa morte trará a morte de todas as coisas. Por isso, chorar porque daqui a cem anos não estaremos a viver é loucura igual a chorar porque há cem anos atrás não vivíamos. A morte é origem de uma outra vida. Assim choramos nós; assim nos custou entrar nesta aqui; assim nos despojamos do nosso antigo véu quando entramos naquela.
Não pode ser penoso algo que o é apenas uma vez. Será certo temer por tão longo tempo uma coisa de tão breve duração? A morte torna iguais o viver por longo tempo e o viver por pouco tempo. Pois o longo e o breve não se aplicam às coisas que não existem mais. Diz Aristóteles que há no rio Hípanis animaizinhos que vivem apenas um dia. O que morre às oito horas da manhã morre na juventude; o que morre às cinco horas da tarde morre na decrepitude. Quem de nós não ri ao ver considerar como ventura ou desventura esse momento de duração? O mais e o menos da duração da nossa vida, se a compararmos com a eternidade ou ainda com a duração das montanhas, dos rios, das estrelas, das árvores e mesmo de alguns animais, não é menos risível."
Michel de Montaigne, em "Ensaios"
Será que esta reflexão de Montaigne não foi uma verdadeira aula de razão e sensibilidade?
Pudéssemos nós ter tamanha clareza no entendimento do mundo e tão despojada noção do sentido da vida, certamente seríamos mais felizes.
No entanto, penso eu, há dois tipos de temor da morte: o do fim em si mesmo (que significa a "não mais existência" neste mundo físico, com seus momentos mais ou menos felizes) e o temor do acto de morrer, com suas promessas de momentos "eternos" de dores incertas e excruciantes.
Quanto ao primeiro, o aprofundamento da compreensão da nossa realidade objectiva e do mundo espiritual (tão questionado) traz consolo e tranquilidade prévia, mas, quanto ao segundo, somente a coragem pessoal, virtude adquirida nas lutas da vida, pode atenuar o sofrimento.
Ou estarei errada? Será isto insanidade ou genialidade?
2 Comments:
Querida, neste dia especial, em que se comemoram os valores que as portas de Abril abriram vim deixar-te uma beijoca encaracolada em forma de cravo vermelho !!!!
That's a great story. Waiting for more. 2000 excel microsoft training certifications like the mcse Bank of america mortgage refinancing Original equipment jeep cj part numbers Mcse courses in london
Enviar um comentário
<< Home