domingo, agosto 14, 2005

A leitura


O que significa ler?

Como será o seu mistério?
Pensando bem, ler não é mais do que criar um pequeno jardim no interior da nossa memória. Cada livro vai trazendo alguns elementos, um canteiro, um carreiro, um banco onde podemos descansar quando estamos cansados. Ano após ano, leitura após leitura, o jardim vai-se transformando em parque e, nesse parque, podemos vir a encontrar mais alguém. Pode descobrir-se uma amizade, pode - por que não? - encontra-se o amor, ou mesmo apenas um pouco de alívio num dia particularmente sombrio e tristonho.

Ler não é um dever, nem um cálice amargo que tem de ser bebido até ao fundo, esperando receber-se sabe-se lá que benefícios.
Ler é criar, as mais rebeldes fantasias, é criar uma magia irrepetível e interminável à volta de um mistério sem assunto algum, é criar um pequeno tesouro pessoal de recordações e emoções, um tesouro que não será igual ao de mais ninguém, mas que poderemos partilhar com outras pessoas.
A leitura possibita-nos um estado de liberdade de pensamentos, movendo-nos e transportando-nos por caminhos nunca antes atravessados. Uma viagem só nossa e inigualável a qualquer outra. Permite-nos fazer aquilo que por muitas vezes com os pés na terra não podemos fazer... Imaginar.

2 Comments:

Blogger JNM said...

adorei a alusão ao jardim que cresce até se tornar num parque...onde iclusive se pode encontrar o amor... Boa imagem.

Continua.

8/14/2005 11:32 da tarde  
Blogger JNM said...

Estive a ver o teu perfil e vi duas coisas excelentes: Breakfast Club e O perfume. O filme então é um dos da minha vida. O Livro deixou-me meio ano de nariz no ar...

8/14/2005 11:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home