sábado, agosto 13, 2005

Criticar

Criticar é usar a razão para contestar. É não estar satisfeito, é não aceitar à partida, é procurar o porquê. A critica permite uma dinâmica de pensamento próprio. É de louvar esta capacidade que possuímos de contemplar, analisar, opinar. É, consequentemente, de lamentar que poucos façam uso dessa capacidade. Exige esforço, empenho e insatisfação. Quando não se está bem, há que tentar desvendar onde reside a génese da questão, e mudar. Não somos seres estagnados, evoluímos. O que nos distingue dos outros animais, para além da razão, é a vontade. Temos a faculdade de escolher o que queremos...por isso, há que fazê-lo mais vezes.



1 Comments:

Blogger JNM said...

Não me vou pôr com as tretas das críticas cosntrutivas, porque não acredito nessa treta. Uma crítica é uma crítica, e visa a abolição do erro, do defeito, do que foi mal feito, logo é sempre destrutíva.

Apenas resta ressaltar que o que fundamenta a crítica são critérios estéticos, ou critérios dialéticos, na verdade a maioria são critérios subjectivos, donde a crítica, essencialmente, toma a dimensão que aquele que lhe está sujeita lhe dá.

Muito bom este post.

8/14/2005 8:57 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home